Envie o currículo pela internet

Infelizmente, os candidatos muitas vezes cometem erros ao não personalizar o currículo de acordo com a vaga desejada. Separamos alguns tópicos especiais que podem ajudar a melhorar esse ponto estratégico em seu currículo.

1) COMO INFORMAR A VAGA DESEJADA NO CURRÍCULO?
Por que preciso informar a vaga que procuro no meu currículo? Na verdade, os recrutadores ou empregadores sempre olham primeiro para esta linha. Os recrutadores só estudarão o tempo de serviço, experiência, etc. depois de confirmar a posição que você declarou ter interesse em seu currículo.
É importante entender que o gerente de RH não é obrigado a prever qual função você deseja se candidatar. Ao procurar um emprego, você dá alguns passos e se oferece. Portanto, exponha claramente seus desejos profissionais.

Exemplos de inserções para a Seção do Resumo no Currículo:
Eu posso trabalhar na área X e Y;
Sou um profissional generalista;
Procuro atuar no cargo de gerente.

Esta abordagem no currículo indica que o candidato é objetivo e organizado. Dessa forma, os recrutadores identificam com maior facilidade e conectam o candidato com o cargo pretendido.

2) O QUE ESCREVER NA VAGA DESEJADA EM SEU CURRÍCULO?
Uma pessoa com experiência relevante em qualquer campo é um especialista com um perfil restrito. No entanto, existem muitos trabalhos que podem estar envolvidos.

Exemplos de cargos desejados em seu Currículo:
Desenvolvedor Python;
Técnico de Suporte N3;
Analista de Dados.

Em outras palavras, se o seu cargo anterior continha uma vasta lista de atribuições você pode informar a possibilidade de atuação em vários cargos compatíveis com seu perfil. Mas sob nenhuma circunstância você deve mesclar áreas diametralmente opostas como “Gerente de Vendas/Auxiliar de Logística”. Se você tiver alguma experiência e habilidades em outros campos de atividade, é melhor escrever um currículo separado ou indicar sua experiência de trabalho em outros campos em sua carta de apresentação (se aplicável).

Mais uma observação:
Se você está se perguntando sobre qual cargo gostaria de destacar em seu currículo, seja o mais preciso possível. Em outras palavras, é melhor escrever “Gerente de TI” em vez de apenas “Gerente”, de forma vaga. Ou seja, se você está procurando um emprego ou quer mudar de empresa, precisa prestar muita atenção em cada detalhe do seu currículo.

3) POR QUE MONTAR UM CURRÍCULO PERSONALIZADO PARA CADA CARGO?
Então, o mais importante é a preparação de forma estratégica e um currículo bem escrito pode gerar uma boa primeira impressão, pois vai funcionar como um bilhete de entrevista, gerando interesse em seus empregadores em potencial. Você pode fazer isso apresentando informações sobre você e suas conquistas profissionais de modo claro e objetivo. Na verdade, o currículo também pode ser visto como uma autopromoção e deve ser apresentado de forma estruturada, seguindo uma linha de raciocínio consistente com o cargo almejado.
Antes de começar a escrever seu currículo, você precisa decidir sobre a área que deseja trabalhar e escolher quais são as informações de formação e experiência mais pertinentes.

Exemplo: Se você tem o objetivo de trabalhar como Enfermeiro e a sua formação contempla os cursos técnicos em mecânica e enfermagem, talvez não seja interessante delinear o currículo informando os seus estudos e experiência na área que aborda a mecânica como cerne. Possivelmente, o seu currículo terá mais desempenho caso seja montado com o foco voltado para a área de enfermagem.

Caso você tenha interesse em visualizar oportunidades de emprego, acesse a Seção Carreira.