Objetivos de carreira no currículo

A seção “cargo desejado” do seu currículo serve como uma espécie de título para tudo o que está escrito abaixo. Dificilmente o empregador ou recrutador lerá suas habilidades ou realizações para encontrar o emprego certo para você. Se você não sabe para quem quer trabalhar, ninguém decidirá por você. Depois de saber que tipo de trabalho você quer fazer, os empregadores irão comparar o seu currículo com os requisitos da vaga e começarão a estudar sua carreira para entender se você possui compatibilidade com a empresa.

• PALAVRAS-CHAVE:
A informação sobre o cargo desejado no currículo reflete a natureza do documento e informa a sua aspiração ao recrutador, comunicando o que você pode oferecer para atingir seus objetivos profissionais. Quanto mais específico e claro for o seu currículo, maior será a probabilidade de o documento ser considerado no processo de triagem.
Para evitar erros, siga o algoritmo abaixo:
Determine suas habilidades profissionais e qualificações;
Decida sobre um trabalho que corresponda às habilidades que você está procurando evidenciar;
Crie um currículo focado em uma posição específica ou crie vários currículos em segmentos distintos, caso você esteja se candidatando a vagas diferentes.

• ERRO BÁSICO:
Apesar de sua aparente simplicidade, a seção “Objetivos de Carreira” costuma ser o parágrafo mais curto de um currículo e alguns erros são cometidos com frequência. Os mais comuns são a distorção, a incapacidade de restringir seu perfil, o desejo de se mostrar em tudo de uma vez e a falta de compreensão do que você precisa evidenciar.
Não combine diferentes hierarquias em um currículo. “Gerente de vendas/Auxiliar de prótese dentária” é um exemplo de combinação que deixa os empregadores confusos.

Você acha que a especialização em outras áreas pode ser útil para as vagas? Então expresse isso nos parágrafos sobre habilidades, conquistas ou hobbies.

• CONFUSÃO DE CONCEITOS:
Outro possível erro é ser descuidado ou não entender o que eles (empregadores) querem de você na hora de construir a seção “Objetivos de Carreira”.
Manutenção, Marketing e Vendas – estas são as áreas de atuação e não uma posição específica, que deve ser informada como cargo pretendido.

• FALTA DE INFORMAÇÃO:
Uma das opções mais desastrosas é deixar a vaga desejada em branco no currículo, no ato da candidatura para a oportunidade de emprego desejada. Quem conhece sua área de atuação em um nível adequado não esquecerá de indicar isso no currículo e de forma precisa.
Se a posição que você deseja em seu currículo corresponder à vaga, o empregador definitivamente enxergará o candidato com mais atenção. Após o processo de triagem e uma possível entrevista, suas chances de ser contratado podem aumentar consideravelmente.

• EXEMPLOS DE CARGOS COMPATÍVEIS:
Artista/Designer;
Redator/Revisor/Jornalista de Artigos;
Recepcionista/Secretária.
Em outras palavras, caso você tenha passado por vários cargos durante a sua trajetória na empresa anterior, faz-se necessário destacar os cargos mais relevantes/compatíveis com a vaga de emprego desejada. Mas sob nenhuma circunstância você deve escrever “Gerente de Vendas/Programador”. Mesmo que tenha havido oportunidades de trabalhar como programador e gerente, em certos casos você vai ter mais chances se evidenciar apenas um cargo. Se você tiver alguma experiência e habilidades em outros campos de atividade, é melhor escrever um currículo separado ou indicar sua experiência de trabalho em outros campos, ou até mesmo em sua carta de apresentação, caso a empresa peça.

Mais duas observações: Se você está se perguntando qual cargo gostaria de destacar em seu currículo, analise as exigências da vaga de emprego desejada e tente ser o mais preciso possível. Otimize o foco do currículo para criar conexões verdadeiras entre as atividades desempenhadas em outros empregos com os requisitos e a descrição dos afazeres do cargo que você pretende se candidatar.

Caso você queira visualizar as vagas de emprego mais recentes do dia, acesse a Seção Carreira.