Por que eu deveria contratar você? (Why should I hire you?) – É uma indagação direta e desconcertante para alguns entrevistados que não estão devidamente preparados. Se você já foi entrevistado por uma empresa estrangeira, essa é uma pergunta que provavelmente foi realizada pelo menos uma vez pela pessoa que está conduzindo o processo seletivo.
Neste artigo, serão compartilhadas diversas dicas sobre como superar uma entrevista em inglês e traremos algumas sugestões que podem ser utilizadas para responder perguntas diretas, como o primeiro exemplo acima.
1) DICA – UMA ENTREVISTA EM INGLÊS NÃO É UM LUGAR PARA AVALIAR SUA PROFICIÊNCIA EM INGLÊS
A principal razão pela qual muitas pessoas se sentem sobrecarregadas com entrevistas em inglês é a pressão para falar inglês fluentemente, como os nativos. No entanto, uma entrevista em inglês não é de forma alguma um lugar para testar sua proficiência em inglês. Os entrevistadores se concentram em avaliar a eficácia com que os candidatos podem se comunicar e desempenhar suas funções em inglês, portanto, mesmo que sua gramática e pronúncia sejam um pouco ruins, isso não terá muito impacto, pois o importante é que você consiga se expressar de forma inteligível.
2) DICA – A ENTREVISTA EM INGLÊS TAMBÉM É ENTREVISTA, NÃO EXISTE MISTÉRIO
Afinal, a entrevista em inglês é uma entrevista, apenas o idioma é diferente, mas a base vai ser a mesma. Você deve expressar verbalmente a resposta sobre que tipo de competência você possui e como pode contribuir para a empresa para a qual se candidatou. Para demonstrar isso, ressalta-se que é preciso ter plena consciência das suas próprias capacidades e elaborar minuciosamente uma análise a respeito das atribuições do cargo que você se candidatou.
3) DICA – ENTENDA O SIGNIFICADO, TREINE E ORGANIZE SUAS RESPOSTAS EM INGLÊS
A coisa mais importante em uma entrevista é entender as perguntas e responder as entrelinhas. O tempo atribuído a você é limitado. Portanto, em vez de explicar a situação com descrições desnecessárias, o ponto chave é compreender exatamente o que o entrevistador está perguntando e responder usando um fluxo lógico:
Give me an example of a time when you did not meet a client’s expectation. What happened, and how did you attempt to rectify the situation?
Dê-me um exemplo de uma ocasião em que você não atendeu às expectativas de um cliente. O que aconteceu e como você tentou corrigir a situação?
1 – Situação
When I used to work in the restaurant, I forgot to serve the side dish to a customer by mistake.
Quando eu trabalhava no restaurante, esqueci de servir o acompanhamento a uma cliente por engano.
2 – Tarefa
The customer complained about it when she finished half of her main dish.
A cliente reclamou disso quando terminou metade do prato principal.
3 – Ação
Firstly, I sincerely apologized to the customer on the spot. However, it was already too late to serve the side dish, so I offered the extra deserts instead with the confirmation from the manager.
Em primeiro lugar, eu sinceramente pedi desculpas a cliente no local. No entanto, já era muito tarde para servir o acompanhamento, então ofereci as sobremesas extras com a autorização do gerente.
4 – Resultado
The customer was more satisfied to have extra deserts than having the side dish she ordered. In the end, she even gave me a tip for treating her nicely.
A cliente ficou mais satisfeita por contar com as sobremesas extras do que ter o acompanhamento que ela solicitou. No final, ela ainda me deu uma dica para tratá-la bem.
5 – Educação
Since then, I always do the double-checking not to miss any miscellaneous. By doing this, I now can take a sincere care to customers’ minor requests and this always touch customers’ heart.
Desde então, sempre faço a checagem para não perder nenhum detalhe. Ao fazer isso, eu agora tenho um maior cuidado com os pedidos menores dos clientes e isso sempre toca o coração deles.
Se você usar a técnica acima, você vai dar uma resposta lógica e de forma concisa. Uma dica para o final das respostas é demonstrar o aprendizado com algum exemplo de experiência, para que você possa formular uma resposta mais impactante. No entanto, você deve tomar cuidado com o tempo e ser o mais objetivo possível.
4) DICA – EXPRESSÕES-CHAVE QUE SÃO BOAS DE USAR
Abaixo, vamos usar algumas expressões que são úteis para entrevistas:
■ Saudações
Good morning/afternoon, sir/madam, how are you?
Bom dia/tarde, senhor/senhora, tudo bem?
It is great to see you today.
É ótimo ver você hoje.
■ Motivação para atuar na função…
I think I am the right person for this job because ___
Acho que sou a pessoa certa para este trabalho porque ___
I would be a good fit for this job because ___
Eu seria uma boa opção para este trabalho porque ___
I would be well suited to this position because ___
Eu seria bem adequado para esta posição porque ___
■ Um dos meus pontos fortes/fracos é…
I think one of my biggest strengths is ___
Acho que um dos meus maiores pontos fortes é ___
one of my weaknesses is ___
uma das minhas fraquezas é ___
I consider myself to be ___
Eu presumo ser ___
■ Uma boa expressão para apelar para a capacidade…
I have always been a great team player.
Sempre fui um grande jogador de equipa.
I am a fast learner.
Eu aprendo rápido.
I perform well under pressure.
Eu tenho um bom desempenho sob pressão.
I can prioritize tasks well.
Consigo priorizar bem as tarefas.
■ Trabalho/status atual…
I am currently working at ___ as a ___
Atualmente estou trabalhando em ___ como ___
I am a recent graduate.
Eu sou um recém-formado.
■ Ao tentar dizer algo como exemplo…
For example, ___
Por exemplo, ___
For instance, ___
Por exemplo, ___
■ Quando você não entende uma pergunta…
Would you rephrase that for me please?
Você poderia reformular isso para mim, por favor?
Pardon me?
Perdão?
I am sorry, I did not quite catch what you said about ___
Desculpe, não entendi bem o que você disse sobre ___
Could you repeat that for me please?
Você poderia repetir isso para mim, por favor?
■ Ao chegar em uma conclusão…
In other words, ___
Em outras palavras, ___
In conclusion, ___
Para concluir, ___
Last but not least, ___
Por último, mas não menos importante, ___
5) DICA – EVITE USAR PALAVRAS DIFÍCEIS DE PRONUNCIAR
Depois de escrever as respostas para as perguntas esperadas com base nos dados e recursos que você pesquisou, pratique em voz alta o suficiente para que as respostas que você escreveu grudem na sua boca naturalmente. Neste momento, se você quiser se destacar e escolher uma palavra difícil de pronunciar, considere descartá-la. É muito mais importante escolher palavras que você possa pronunciar de forma natural e confortável para transmitir adequadamente o que está tentando dizer. Além disso, é melhor falar com naturalidade e evitar “mecanizar” as respostas com palavras de pronúncia complexa. Para isso, em vez de memorizar a frase inteira, é melhor selecionar algumas palavras-chave para cada resposta, fazer várias frases usando-as e memorizá-las.
6) DICA – POR QUE DEVO CONTRATAR VOCÊ?
Essa questão direta foi brevemente apresentada na introdução deste artigo e confunde muito os candidatos, mas pode ser facilmente superada se você conhecer a estratégia. A frase se traduz literalmente como “Por que eu deveria contratar você?” e pode ser considerada ofensiva, porque é uma expressão muito direta. No entanto, o significado desta pergunta pode ser entendido como “Gosto de você e gostaria de contratá-lo, mas diga-nos por que contratá-lo é benéfico para nós”. O ponto mais importante é que você deve evidenciar que é a melhor opção para o cargo, mencionando com confiança a sua experiência e habilidades específicas.
Como pode ser notado na resposta acima, esta pergunta serve para extrair a possível contribuição que você pode gerar para a empresa e por isso você deve dar respostas específicas sobre ‘por que’ e ‘como’ em vez de falar vagamente.
7) DICA – ATITUDE
Por fim, todos sabem a importância das primeiras impressões em uma entrevista. Se você quiser dar ao entrevistador uma imagem positiva em um momento de 3 segundos, olhe no espelho com antecedência e certifique-se de que sua expressão e seus olhos não sejam pesados, para que você possa usar o semblante certo.
Além disso, se você for em um processo seletivo com dinâmica de grupo, não se esqueça de ouvir também as respostas de outros candidatos. Às vezes, o entrevistador pergunta o que você pensa sobre a resposta dada pelo outro candidato.
CONCLUSÃO
No final das contas, uma entrevista em inglês é um lugar para descobrir quem é o candidato e quanto interesse essa pessoa tem no cargo e na firma contratante, então você precisa analisar minuciosamente a si mesmo e a empresa. Recomendamos que você faça as perguntas e as respostas esperadas, praticando em voz alta após escrever o roteiro. Neste momento, uma dica é verificar novamente sua pronúncia gravando-a com o celular. Certifique-se de que não haja partes estranhas e que as palavras não sejam muito difíceis de pronunciar e prepare a resposta com a qual você se sente mais confortável para evidenciar sua confiança.