O que não dizer em uma seleção

Para muitos o processo seletivo é visto como algo complexo e pode ser uma etapa ainda mais difícil quando você considera as diferentes respostas que cada empregador deseja receber, bem como as diferentes necessidades do setor e os tipos de perguntas que podem ocorrer.

Em toda essa competição, você quer se destacar dos outros e deixar uma impressão duradoura nos gerentes de contratação, mas não de maneira negativa. Por isso, pensamos que seria útil compartilhar mais um conjunto de dicas para entrevistas de emprego. Este guia em particular compartilha, de forma anônima, alguns dos comentários ruins feitos durante muitos processos seletivos. O objetivo é ajudar futuros candidatos a entender melhor o que devem e o que não devem dizer ao recrutador.

“DIGA COMO VAI SER MEU DIA A DIA PARA ESTA VAGA.”
Por que você não deve dizer isso: Os recrutadores querem saber quando os candidatos estão fazendo a lição de casa antes da entrevista. Quando um candidato faz essa pergunta, pode dar a impressão de que ele não leu a descrição do trabalho ou que não é bom o suficiente para encontrar respostas por conta própria, seja pela internet ou com profissionais mais experientes.

Dica: Use a entrevista para mostrar o conhecimento oriundo da pesquisa que você fez em seu tempo livre, realizando perguntas específicas sobre o que leu sobre sua função, empresa ou cultura.

“GOSTO DA EMPRESA E VEJO QUE ELA SE ENCAIXA COM MEU MOMENTO ATUAL. ALÉM DISSO, EU ADORARIA SABER MAIS SOBRE O CRONOGRAMA DE FÉRIAS DA EMPRESA, POIS JÁ TIVE PROBLEMAS COM ISSO EM OUTRO EMPREGO.”
Por que você não deve dizer isso: Essas palavras levam os recrutadores a acreditar que você está se concentrando nas vantagens que vêm com o trabalho, e não no trabalho em si. Este comentário mostra que você fez sua pesquisa de antemão e isso é ótimo. Mas nesse caso, você parece se concentrar em algo que não é importante para a empresa e a sua postura pode ser malvista.

Dica: Converse com a equipe de entrevistadores sobre um momento em que você tomou medidas adicionais em sua função anterior para implementar novas ideias que melhoraram os processos e aprimoraram as operações do dia a dia. Este exemplo diz ao entrevistador que você está interessado não apenas no crescimento profissional, mas também em fazer parte do crescimento da empresa.

“AINDA NÃO CONHEÇO O SETOR.”
Por que você não deve dizer isso: Em uma entrevista, exceto nos casos de Jovem Aprendiz ou em processo seletivo que a empresa informe de antemão que não é necessário ter experiência, os recrutadores não querem ser informados de que o candidato não possui experiência na função para a qual estão selecionando.
Em vez disso, diga: “Encontro-me trabalhando para aprimorar meus conhecimentos sobre a área, porque não tenho muita experiência, estou lendo materiais específicos e realizando cursos.”

Dica: Faça por conta própria, seja proativo. Mais um exemplo: “Eu sempre quis aprender sobre gerenciamento de mídia social, então tenho gerenciado as contas do Instagram, TikTok e Facebook da empresa X nos últimos 3 meses.”

“EU REALMENTE NÃO GOSTEI DA *LINGUAGEM ABUSIVA* SOBRE GERENTES/COLEGAS/CULTURAS NO MEU ÚLTIMO EMPREGO.”
Por que você não deve dizer isso: Todos os candidatos possuem outros motivos para terminar o vínculo com seu empregador atual ou anterior, mas seja qual for o motivo, você nunca deve falar mal de sua oportunidade anterior. Isso cria uma bandeira vermelha para os gerentes de contratação e os faz pensar se você faria o mesmo caso viesse à empresa deles.
Em cada oportunidade há sempre uma maneira de encontrar coisas positivas. Mesmo que não tenha sido bem aproveitado em seu último emprego, você sempre pode tirar alguma experiência de aprendizado. Em vez de dizer coisas negativas, diga: “Aprendi as seguintes coisas para a minha função atual… Mas acho que é hora de seguir para outra oportunidade e continuar aprendendo e crescendo com a empresa.”

Dica: Fale sobre uma situação em que você lutou, mas superou obstáculos. Os gerentes de contratação querem ouvir sobre tempos difíceis porque essas histórias ensinam a aprender com os erros. E o mais importante, faz de você uma pessoa muito melhor e mais madura.

“VOCÊ NÃO DEVE SABER O QUE ISSO SIGNIFICA, MAS…”
Por que você não deve dizer isso: Nunca deixe de ser humilde em relação a um entrevistador, independentemente da posição ou cargo do entrevistador. Coloque-se no lugar da outra pessoa. Pense, alguém pode marcar pontos se começar assim? O entrevistador assumirá que você pode se portar dessa maneira ao abordar conversas técnicas com o cliente.
Em vez disso, você pode pedir ao entrevistador para interrompê-lo se precisar esclarecer algo e/ou se precisar fazer uma pausa para absorver a informação que foi expressa.

Dica: Pergunte a seus clientes sobre os processos atuais da empresa para informar seu setor sobre o que você pode fazer para ajudar seus clientes a entender o que está sendo feito. Isso evidencia a sua preocupação com o relacionamento que a empresa tem com os clientes e também mostra que você está interessado em ajudar a manter e melhorar essa estrutura.

E SE VOCÊ ESTRAGAR A ENTREVISTA… NÃO SE PREOCUPE!
Aprenda com isso e, o mais importante, faça melhor da próxima vez. Então, daqui para frente, siga estas dicas de entrevista de emprego:
Peça Feedback: A Equipe de Recrutamento pode ter algumas dicas para ajudá-lo em sua futura entrevista, mas você não saberá a menos que pergunte. Também pode haver algum conteúdo disponível na internet para ajudá-lo a obter as informações e a experiência da qual você demanda.
Mantenha um relacionamento duradouro: Ofereça-se para manter contato com seu gerente de contratação e retorne em 2-3 meses para mostrar que ainda está interessado em manter contato. Esse relacionamento não precisa envolver apenas a equipe de contratação. Entre em contato com outras pessoas da empresa e tente construir relacionamentos com pessoas que trabalham em departamentos de seu interesse. Em troca, ofereça-se para ajudar com qualquer coisa que precisar e faça do relacionamento uma via de mão dupla.
Mostre seu progresso: Mostre como você aprendeu com o feedback que recebeu enquanto nutria esses relacionamentos com os entrevistadores e pessoas que já trabalham na empresa desejada. Evidencie sua proatividade, ajude organizações sem fins lucrativos durante seu tempo livre.